Hoje (10/08) é o Dia Internacional da Superdotação. De acordo com o Censo Escolar 2020, há 24.424 estudantes com perfil de altas habilidades, mas o número real pode ser ainda maior. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 5% da população têm algum tipo de alta habilidade.
A data foi criada em 2011, durante encontro do Conselho Mundial das Crianças Superdotadas e Talentosas, em Praga, na República Tcheca. O objetivo é dar visibilidade às ações voltadas para os estudantes superdotados em todo mundo.

Colo que dá segurança, amor que nutre, mão que orienta para a vida. Pais são os nossos heróis.


Feliz Dia dos Pais! Paz e saúde.

O Dia Nacional do Profissional da Educação foi instituído em 2014 por meio da Lei 13.054/14 e busca valorizar os professores e todos os profissionais que atuam na rede educacional, em especial no ambiente escolar. A data destaca o trabalho desenvolvido por todas as instituições de ensino para auxiliar e estimular a formação cidadã.

A todos os educadores, fundamentais no processo de desenvolvimento de nossos assistidos, o nosso respeito e admiração.

A imunização ocorre nesta quarta, dia 28 de julho, de 8h às 16h, na sede da Associação de Livre Apoio aos Excepcionais (ALAE).
O foco será a aplicação de segundas doses nesses públicos, mas também será aplicada a primeira dose para pessoas os que não tenham se imunizado. Vale lembrar que a imunização é voltada para maiores de 18 anos.
Também haverá vacinação na ALAE na próxima quarta, dia 04 de agosto. A Alae fica à Rua Delorme de Carvalho, número 53, no Bairro Bom Pastor.

Hoje é dia do Pediatra e a data foi escolhida por ser o dia da Sociedade Brasileira de Pediatria, em 1910. Responsável pelo acompanhamento das crianças desde seus primeiros dias de vida, é um profissional que tem importância evidente em diagnósticos precoces de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Parabéns pelo seu dia e obrigada por caminhar conosco. 💙

O colo que acolhe, o abraço que alimenta, as memórias afetivas e o nosso maior desejo de longevidade.


Feliz Dia dos Avós!

Uma história de sucesso só é bem construída quando temos ao nosso lado amigos que lutam, acreditam e crescem conosco.

Hoje e sempre, a nossa gratidão por caminharem ao nosso lado.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar acabou com a limitação de atendimentos de fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais para pacientes do espectro autista.
A medida foi aprovada na reunião desta quinta-feira (8), quando também foi divulgado o reajuste negativo de 8,19% para os planos individuais, mas passa a valer assim que houver a publicação no Diário Oficial da União.
Segundo presidente da ANS, Rogério Scarabel, a medida atende um clamor da sociedade, assim como torna o tratamento equânime para todos usuários de planos de saúde nessa condição.
Sextou com vitória da inclusão, da multidisciplinaridade, do respeito e do amor.

Mais que atual e necessário dizer que a ciência salva vidas. Neste dia, nossa homenagem e nosso respeito a todos os cientistas e estudiosos, das mais diversas áreas, que dedicam suas vidas à melhora da qualidade de vida do próximo.

“A ciência é antes de tudo um conjunto de atitudes. É uma disposição de tratar com os fatos, de preferência e não com o que se possa ter dito sobre eles.” (Skinner, 1967, p.12)

A Análise do Comportamento perde uma de suas grandes referências. Nosso pesar pela morte do professorDr. João Cláudio Todorov, 80 anos, vítima de complicações de uma doença pulmonar crônica.
Sua extensa carreira acadêmica e de gestão, sobretudo frente à reitoria da Universidade de Brasília (UnB), onde foi professor, diretor do Instituto de Ciências Humanas, decano de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, diretor do Instituto de Psicologia e do Centro de Excelência em Turismo.
Foi reitor da Universidade de Brasília por dois períodos: entre agosto e novembro de 1989 e de novembro de 1993 a novembro de 1997. Entre vários feitos, criou o laboratório de Análise Experimental do Comportamento, que se tornou referência de pesquisa.
Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Psicologia, entidade que, assim como a UnB, decretou luto por três dias. Em nota de pesar, a Sociedade Brasileira de Psicologia informou que “O professor Todorov foi um pesquisador que contribuiu significativamente com o desenvolvimento da psicologia no nosso país e no exterior e para a formação de todos os analistas de comportamento do país”.
Nossos pêsames a todos os familiares. E nossa gratidão pelo legado.